Aproveite o poder mental das palavras

Por Daniel Galilea (EFE) Para cada "m?" idéia que se forma na mente, existem "boas" fórmulas verbais que a desativam. Isto acontece porque as palavras s?o muito mais que meros grupos de letras que t?m um significado e fazem parte de um discurso: podem ser aut?nticas vacinas e ant?dotos para o negativismo psicológico e o conseqüente mal-estar emocional. Fa?a o teste: ao repetir a palavra "paz" voc? ficar? mais relaxado e, se disser "guerra" v?rias vezes, estar? nervoso. A raz?o é o fato de as palavras terem um efeito poderoso sobre as emo?ões - tanto que podem modific?-las. Uma das melhores ferramentas para neutralizar os pensamentos que causam mal-estar é elaborar e utilizar uma série de fórmulas neurolingu?sticas ou "frases ant?doto", carregadas de emo?ões positivas e que ajudam a criar um ambiente bom. Os pensamentos negativos, que tendem a gerar ódio, medo, desconfian?a, ira e outros sentimentos ruins, podem ser eliminados porque se baseiam em programa?ões mentais tóxicas registradas no cérebro em nossos primeiros anos de vida. "Copiamos modelos, cren?as, formas de olhar, pensar, opinar e sentir de pessoas que admiramos e imitamos na inf?ncia, como pais, educadores e amigos", afirmou o psicoterapeuta José Mar?a Doria, diretor da Escola Transpersonal, na Espanha. Os programas tóxicos s?o ativados de forma autom?tica e reativa. Trata-se de uma associa??o no cérebro, diante de um est?mulo determinado e do qual nem sempre temos consci?ncia - é como ver uma pessoa que nos lembra alguém com quem n?o nos damos bem, ou um cachorro parecido com outro que nos mordeu. "A ativa??o de um pensamento prejudicial traz uma interpreta??o negativa e depressiva do que est? ao nosso redor. Isso n?o nos deixa relaxar e faz com que n?o gostemos de nós mesmos", apontou o especialista. Ao mudar a idéia, h? uma mudan?a de a??o Para conseguir se libertar dos pensamentos ruins que inundam a mente, é preciso buscar as palavras ou conceitos que representem o oposto do pensamento negativo. Elas neutralizar?o este efeito e ajudar?o a desenvolver um novo programa mental no inconsciente. O processo de reprograma??o consta de seis fases b?sicas: 1. Construa suas frases positivamente, com base em afirma?ões e sem mencionar a idéia que quer neutralizar, e também em tempo presente: o correto é "tenho confian?a na vida", em vez de "n?o terei medo de nada". 2. Repita v?rias vezes a fórmula, inclusive diante de outras pessoas. Embora voc? n?o acredite de in?cio ou ou?a de outros que fazer isso é uma loucura, bobagem ou pretens?o desmesurada, ver? como a nova idéia ir? se instalando em sua mente. 3. Pronuncie mentalmente ou em voz alta as frases selecionadas quando estiver sob ataque de determinados pensamentos, concentrando-se no positivo e evitando que o negativo aja contra voc?. 4. Durante 40 dias, escreva suas frases positivas a cada manh?: leve em conta que a linguagem cria a realidade e é uma enorme ferramenta para programar seu inconsciente - que se modifica gra?as ?s repeti?ões. 5. Ao longo de cada dia, observe as a?ões que estejam de acordo com seus novos pensamentos e detecte os sintomas, ?s vezes sutis, da mudan?a de conduta, impulsionados por sua nova forma de usar a cabe?a. Quem cultiva um sentimento colhe uma a??o no mesmo sentido. 6. ? noite, pergunte para voc? mesmo: "Em que progredi hoje?" Tome consci?ncia das tr?s ou quatro a?ões destinadas a expressar os novos pensamentos que voc? est? semeando e aproveite-os: isto forma sua nova "programa??o mental". A frase "O que pensar?o de mim" n?o resiste a outras como "Evito fazer suposi?ões que s?o apenas proje??o dos meus complexos e histórias pessoais. Deixem-nos pensarem o que quiserem. Fa?o coisas que s?o bem recebidas pelos outros. Sou ?nico no Universo, diferente de todos os demais e, portanto, tenho de ser eu mesmo". Outro exemplo: o pensamento "E se me sai mal?" pode ser desativado com a seguinte repeti??o: "Cada obst?culo é uma forma de ajustar o rumo, a fim de que a travessia seja um ?xito. A cada momento vou enfrentando os problemas que surgem. Sigo adiante sem me paralisar ou desistir ante a possibilidade de algo ir mal. Quando chegar o momento da dificuldade, minha mente estar? mais preparada e estarei em outra situa??o. O que hoje me parece imposs?vel daqui a algum tempo n?o ser? mais". Por Daniel Galilea. adm/EFE - Reportagens

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